Seja Bem vindo! Trabalhando de forma a consciente a aprendizagem de nosso aluno

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PDE/GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA


Aulas diferenciadas


Em uma das aulas do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar ocorreu um debate, para o qual a sala foi dividida em dois grupos que debateriam se "O professor pode ou não permitir que os alunos vão ao banheiro durante as aulas". Um dos grupos tinha o papel de defender o professor, e o outro, o aluno. A defesa do aluno destacou-se, pois colocou em argumentos respaldados em fundamentação científica, relatos pessoais, citações de leis, entre outros. Na maioria das vezes em que é proposto um debate para os alunos é imaginado pelos mesmos como uma aula "chata", de temas que muitas vezes não lhes interessam. Mas a partir do momento em que foi proposto que todos discutissem um tema interessante, atual, e que realmente acontece, houve maior interesse e entusiasmo por parte dos alunos envolvidos, além de contribuir para o seu desempenho escolar.

Foram desenvolvidas também aulas na Sala de Informática, que fazem parte de um dos projetos chamado projeto Olhares na Infância, em que foi proposto que o aluno desenvolvesse textos relatando experiências familiares baseadas em fotos antigas, o que contribuiu para que o aluno relembrasse sua infância, e desenvolvesse a sua capacidade de redigir textos. Ocorreram aulas em que teríamos a releitura da obra Mestiço, de Cândido Portinari, atividade que proporcionou a nós alunos desenvolvermos melhor o nosso dom artístico.

As aulas citadas se diferem das demais, pois são realizadas de forma que o aluno sinta prazer em participar, e em vivenciar o cotidiano escolar, além de trazer benefícios para o mesmo como melhorar o seu desempenho próprio.



Por: Jullyane Lauro Morrone 9ª A

Um comentário:

  1. Esse programa é muito interessante, pois permite ao aluno (a) desenvolver o seu potencial, que na maioria das vezes fica retido em virtude de falta de oportunidade. Parabéns Jullyane, pois além de linda vc é muito inteligênte. Abraço. GILSON T.M

    ResponderExcluir